NÃO FIQUE PARADO, PERCA PESO SEM SAIR DE CASA.

Exercícios simples e de fácil execução.

não fique parado comece com alongamentos diários.


Neste primeiro post, vou colocar alguns movimentos que podem ser executados sem sair de casa.

Sempre digo aos meus alunos, antes de pensar em exercícios precisamos pensar em alongamentos e aquecimento da musculatura.

Porque alongar?
Na verdade o alongamento faz parte inicial do aquecimento muscular, os alongamentos são movimentos estáticos ou dinâmicos que fazemos antes de qualquer movimentação. 
Na verdade, todos nós deveríamos nos alongar logo após acordar, como uma preparação para o nosso dia, mas são raras as pessoas que fazem isso.

Vamos lá, porque alongar?
Os alongamentos são exercícios que contribuem para melhorar a flexibilidade corporal, pois promovem estiramentos das fibras musculares, que resultam no aumento do comprimento muscular. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade e menor o risco de lesões. 

----------------------------------------------------------------------------------

Abaixo uma série de 12 movimentos para você iniciar seus exercícios em casa.




01 – Regiões do corpo
peitoral / ombros / abdome - Eleve seus braços e una suas mãos acima da cabeça, alongando toda a musculatura da costela, oblíquos externos e parte do reto do abdome.

02 – Regiões do corpo
costas / punho / antebraços / ombros - Estender seus braços para frente e unir suas mãos, eleve um pouco seus braços para obter maior amplitude do movimento e alongar os músculos peitorais.

03 – Regiões do corpo
peitoral / ombro 
- Apóie seu braço em um local estático e faça um movimento contrário com o peito alongando a musculatura peitoral.

04 – Regiões do corpo
ombro / braço 
- Eleve seu braço atrás da cabeça flexionando o cotovelo e apoiando sua mão nas costas, segure e depois faça o mesmo com o outro lado.

05 - Regiões do corpo
cervical / pescoço 
- Alongue o pescoço, este movimento requer uma atenção maior por ser na região cervical, apenas apóie a mão sobre um dos lados da cabeça e lentamente faça o movimento para alongar a musculatura do pescoço, fazendo o m esmo do outro lado.

06 - Regiões do corpo
ombro / intercostais 
- Coloque um dos braços a frente do peito de modo que fique na posição horizontal em seguida empurre com a outra mão em direção ao peito.

07 – Regiões do corpo
lombar / posterior da coxa 
- Com os pés unidos, curve seu tronco em direção aos pés e segure por trás do joelho, dependendo da flexibilidade de cada alunos peça que abaixe um pouco mais até que encoste suas mãos no pé.

08 – Regiões do corpo
intercostais / parte do abdome 
- Com uma das mãos na cintura apoiada, estenda o outro braço por cima da cabeça inclinando seu tronco levemente para o mesmo lado que apoiou a mão na cintura.

09 – Regiões do corpo
coxa 
- Use qualquer forma de apoio, sendo: seu colega, uma parede etc. Com uma das mãos apoiadas, eleve e flexione seu joelho de forma que o calcanhar encoste na região das nádegas e segure com a outra mão.

10 – Regiões do corpo
panturrilha / posterior da coxa 
- Utilizando um apoio, podendo ser um colega ou até mesmo uma parede, deixa uma das pernas a frente e semi-flexionada e a outra estendida atrás de modo que fique com o calcanhar encostado no chão e o pé direcionado para frente.

11 – Regiões do corpo
panturrilha 
Com o pé sobre uma base coloque um dos pés na ponta e incline seu calcanhar para baixo e o outro pé devera estar em cima desta mesma base.

12 - Regiões do corpo
posterior da coxa / lombar / costas 
- Com uma apoio na linha da cintura, eleve sua perna e apóie em cima de modo que o corpo fique voltado para este local e mantenha o tronco inclinado para frente, fazendo isto lateralmente após os movimentos.

FIQUE LIGADO.

Rodrigo Fróes Pagliuca
Professor de Educação Física
CREF – 039251-G/SP
Instagram: @rodrigopagliuca

Comentários